Qual o prazo para ajuizar uma ação trabalhista?
De maneira suscinta, respondendo ao título do presente artigo, o prazo para ajuizar uma ação trabalhista é de dois anos. Entretanto, antes de nos aprofundarmos nesse assunto, é necessário delimitar quais assuntos são de competência da Justiça do Trabalho. Quais assuntos são julgados pela Justiça do Trabalho?
Qual a regra para os prazos trabalhistas?
Com o advento da Nova Lei Trabalhista essa discussão chega ao fim. Isso porque a CLT abarcou a questão dos prazos somente nos dias úteis, conforme art. 775: Art. 775. Os prazos estabelecidos neste Título serão contados em dias úteis, com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do vencimento.
O que fazer quando a empresa não está satisfeita com a decisão do juiz?
Após a sentença você e a empresa são comunicados, via sistema, e podem recorrer, caso não estejam satisfeitos com a decisão do juiz.
Qual a função da intimação Trabalhista?
Após receber uma intimação trabalhista, o prazo para seu cumprimento – seja qual for a demanda – começa a contar. Por isso, alinhe sua estratégia junto ao Setor Jurídico, reúna as provas e evidências, e, claro, fale apenas a verdade sobre os fatos ocorridos.
Qual o prazo para pagamento da execução trabalhista?
Enquanto a regra do artigo 475-J do CPC fixa prazo de 15 dias para o executado saldar a dívida sob pena de ter que pagar multa de dez por cento sobre a quantia da condenação, o artigo 880 da CLT impõe prazo de 48 horas para que o executado pague o débito ou garanta a execução, sob pena de penhora.
O que acontece depois que o juiz trabalhista dá a sentença?
Recurso Ordinário: É o recurso aberto se, após a sentença, uma das partes envolvidas sentir-se insatisfeita, então o caso será encaminhado para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e será julgado por três desembargadores que decidirão se vão manter a sentença proferida ou modificar de acordo com o recurso das partes.
Como saber se a reclamada foi notificada?
Normalmente a Justiça do Trabalho faz a notificação ao Reclamado por escrito e via postal, por meio de AR-Aviso de Recebimento, enviando diretamente ao endereço que consta nos autos, indicado na petição inicial feita pelo Autor/Reclamante.
Quando o juiz homologa o que acontece?
A homologação funciona como uma confirmação da decisão judicial, já encerradas as contestações. Logo depois de proferir a sentença de liquidação, o juiz homologa os cálculos financeiros relativos ao processo. Depois disso, a parte condenada precisa pagar o que deve.
Quanto tempo demora um processo trabalhista depois da sentença?
R: De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um processo trabalhista demora em média 2 anos e 4 meses para ser concluído. A fase de execução, por sua vez, que está relacionada ao pagamento da condenação, leva ainda mais alguns anos.
Quanto tempo demora para receber depois da sentença?
Por Cristina Kfuri. O Código de Processo Civil/2015, repetindo a disposição da lei anterior (CPC/1973), determina que a parte condenada por decisão judicial ao pagamento de quantia certa, tem o prazo de 15 dias para cumprir a sentença espontaneamente.
Quanto tempo demora a homologação de um juiz?
855-D da CLT, o juiz, no prazo de quinze dias a contar da distribuição da petição, analisará o acordo, designará audiência se entender necessário e proferirá “sentença”. Nessa “sentença”, portanto, o juiz poderá homologar, total ou parcialmente, o acordo ou rejeitar a sua homologação.
O que é resultado homologado?
Homologação é o ato de homologar, é uma confirmação ou aprovação de uma sentença dada por uma autoridade. Homologação é um termo relacionado diretamente à área jurídica, sendo também um processo de auditoria para verificar erros em qualquer item.
O que é uma sentença homologatória?
Sentença homologatória de acordo, normalmente, formaliza a vontade das partes, extinguindo o processo com resolução de mérito (art. 269, III, CPC), não podendo as mesmas depois alegar arrependimento. Não pode em sede recursal querer rediscutir mérito, ou a matéria do acordo.
Alterações com a Reforma Trabalhista
A Reforma Trabalhista entrou em vigor, em 11 de novembro de 2017, 120 dias pós sua publicação. Apresentou grandes alterações na contagem de prazos processuais, como a contagem em dias úteis e o recesso forense até o dia 20 de Janeiro.
Tabela de prazos trabalhistas
Para facilitar o seu trabalho, a Legalcloud preparou uma tabela de prazos trabalhistas, com o resumo dos prazos da Reforma Trabalhista, e seus respectivos artigos na Lei 13.467/2017.
Contagem de prazo trabalhista
Muito se buscou que as regras de contagem de prazos no processo civil em geral e no processo do trabalho fossem iguais, ou seja, de computar apenas os dias úteis na fluência dos prazos processuais.
Prazos processuais na CLT
Abaixo, apresento uma série de prazos trabalhistas que o advogado e, é claro, também o estudante, não podem deixar de saber. É certo que o advogado atuante na área trabalhista não pode ter dúvida sobre prazos. Sabe-se que a regra para os prazos trabalhistas mais comuns são os fixados em dias.
Fernanda Hangybell Ormo Crenonini
Advogada (OAB: 133877/SP). Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC. Pós-graduada em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e em Direito Tributário. MBA em Gestão Empresarial. Atuei como membro da Comissão do Exame de Ordem da…
Alterações Com A Reforma Trabalhista
Tabela de Prazos Trabalhistas
-
Para facilitar o seu trabalho, a Legalcloud preparou uma tabela de prazos trabalhistas, com o resumo dos prazos da Reforma Trabalhista, e seus respectivos artigos na Lei 13.467/2017. Para contar prazos processuais mais facilmente, há o Plano Premium da Calculadora de Prazos Processuais Legalcloud, que facilita a contagem de prazos no Novo CPC, prazos trabalhistas, p…
deseja Melhorar A Contagem de Prazos Trabalhistas?
-
Com essa tabela, você já economizará bastante tempo no contencioso, aumentando sua produtividade. Saiba como contar prazos trabalhistas após a Reforma. A Legalcloud também fez o Guia definitivo da contagem de prazo no Novo CPC e um resumo com a tabela com os prazos do Novo CPC. Só que nosso trabalho não acabou. Para ajudar, temos feito resumos de expedie…
Quer Mais Tranquilidade Com A Sua Contagem de Prazos Trabalhistas?
-
Mesmo com toda a praticidade da nossa Tabela de Prazos Trabalhista, corriqueiros imprevistos, como as suspensões de prazos trabalhistas, deixam os advogados preocupados a respeito da contagem dos seus próprios prazos processuais. Sabendo disso, a Calculadora de Prazos Processuais da Legalcloud auxilia no seu controle de prazos, sendo atualizada diariamente conf…