Quando aconteceu a açao global em maceio em 2000

Qual foi o primeiro intendente de Maceió?

Em 16 de dezembro de 1839, é inaugurado o município de Maceió, sendo seu primeiro intendente Augustinho da Silva Neves.

Quando ocorreu a transferência da capital para a cidade de Maceió?

Com a emancipação política de Alagoas, em 1817, o novo governador da capitania, Sebastião Francisco de Melo e Póvoas, iniciou a transferência da capital para a cidade de Maceió, mas houve resistência dos homens da câmara e homens públicos.

Qual é a capital de Maceió?

Maceió é um município brasileiro, capital do estado de Alagoas, na Região Nordeste do país.

Quem invadiu Maceió?

Mas, com a mudança da capital, Maceió foi invadida no dia 4 de outubro de 1844 por tropas guerrilheiras comandadas por José Thomaz da Costa, pelo padre Calheiros e pelo advogado Lúcio, da Vila do Norte. Sousa Franco, então presidente da província, contra-atacou com tropas da nova capital.


Documentário mostra o que restou para os moradores

Recém-lançado, o documentário “A Braskem passou por aqui: a catástrofe de Maceió”, de Carlos Pronzato, reúne uma série de depoimentos valiosos de moradores expulsos de suas casas, pesquisadores, pequenos empresários afetados, técnicos da Defesa Civil e pessoas chave envolvidas no caso.


Sobre o autor

Fundador do Observatório da Mineração, centro de jornalismo investigativo focado no setor extrativo criado em 2015. Repórter com centenas de matérias publicadas na mídia brasileira e internacional (Mongabay, Reuters, UOL Notícias, El País, Repórter Brasil, Intercept, Pulitzer Center, OCCRP, Folha de S. Paulo e outros).


Critérios diferentes na escolha dos times

A Fifa passou a definir as equipes em meados de 1999. Em junho daquele ano, por exemplo, Vasco e Corinthians foram indicados para a disputa do torneio. O time carioca foi escolhido pela Conmebol por ser campeão da Libertadores de 1998. O paulista, pela CBF, por ter vencido o Brasileirão de 1998.


Palmeiras ficou fora, e o Vasco dentro

A decisão da Conmebol em incluir o campeão da Libertadores de 1998 aconteceu dois dias antes de o Palmeiras vencer a edição 1999 da competição continental. A medida foi tomada de forma apressada para evitar surpresas. O adversário palmeirense na final era o Deportivo Cali, da Colômbia.


Não houve 2ª edição em 2001

Excluído do primeiro Mundial organizado pela Fifa, o Palmeiras ouviu a promessa de que estaria na edição 2001. Após o título do clube alviverde na Libertadores, Néstor Benítez, diretor de comunicação da Conmebol, disse que o critério adotado com o Vasco seria mantido.


Dois campeões mundiais em 2000

Além da edição organizada pela Fifa em janeiro, a temporada 2000 ainda teve o tradicional embate entre europeus e sul-americanos no Japão. A competição oficial surgiu em 1960, numa parceria entre a Uefa e a Conmebol, sem influência da Fifa e sob forte patrocínio da Toyota a partir de 1980, quando ela passou a ser disputada em Tóquio.


Um campeão sem título continental

O Corinthians disputou o Mundial de 2000 como representante do país-sede. À época, foi escolhido pela CBF por ter sido campeão brasileiro em 1998. Em 1999, repetiu a dose e, de certa forma, evitou mais uma polêmica em relação às escolhas.


Suposto desinteresse dos europeus

A participação do Manchester United no Mundial de 2000 aconteceu depois de pressão da federação inglesa, que tinha planos para organizar a Copa do Mundo de 2006. A vinda ao Brasil, assim, era uma forma de manter as boas relações.


Dois brasileiros na final

Também em 2010, o então presidente da Fifa, Joseph Blatter, reconheceu que o regulamento do Mundial de 2000 teve falhas. Segundo ele, o título não poderia ser decidido por dois times brasileiros.


Resumo sobre o apagão de 2001

Apagão de 2001 é como ficou conhecida a crise energética que afetou o país naquele ano. Diversos pontos do território nacional estavam sob o risco de interrupção forçada do fornecimento de energia, por isso, o termo apagão.


O que foi o apagão de 2001?

Apagão é um termo empregado para designar a interrupção repentina do fornecimento de energia em uma determinada localidade, e é, muitas vezes, confundido com o racionamento de energia elétrica.| 1 |


Causas do apagão de 2001

Os fatores que se encontram na raiz do problema gerador do apagão de 2001 tiveram início nos anos precedentes, mais precisamente no final da década de 1990. À medida que eles foram se agravando, alertas foram enviados ao governo da época para que se tomasse as devidas providências.


Duração do apagão de 2001

A necessidade de racionamento foi anunciada no dia 18 de maio de 2001, mas as medidas de fato entraram em vigor duas semanas depois, primeiro para as indústrias e o comércio, no dia 1º de junho, e, três dias mais tarde, para as residências particulares.


Medidas para conter o apagão de 2001

Sob o comando de Fernando Henrique Cardoso (FHC), então presidente do Brasil, exercendo o seu segundo mandato, o governo federal criou a Câmara de Gestão da Crise Energética (GCE), que reuniu os principais quadros governamentais de diversos setores além do elétrico, como da economia e de segurança nacional, para acompanharem os desdobramentos da situação de desabastecimento no país e para a tomada conjunta de decisões e adoção de medidas necessárias..


Consequências do apagão de 2001

O apagão de 2001 trouxe consequências diretas para a população brasileira, para o sistema elétrico nacional, para a economia e também para a conjuntura política da época.


Principais blecautes ocorridos no Brasil

A crise energética que resultou no racionamento de energia em 2001 foi uma das mais graves da história do país, mas não é exclusiva no que tange à ocorrência de blecautes e à necessidade de racionamento. Vejamos, na sequência, os principais blecautes que se passaram no Brasil.


Descrição geral

Maceió é um município brasileiro, capital do estado de Alagoas, na Região Nordeste do país. Ocupa uma área de 509,5 km², estando distante 2 013 quilômetros de Brasília. É o município mais populoso de Alagoas, e sua população em 2020, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 1 025 360 habitantes, sendo a décima quarta capital brasileira a ul…


Etimologia

O nome “Maceió” tem origem no termo tupi maçayó ou maçaio-k, que significa “o que tapa o alagadiço”. O Dicionário Aurélio diz que o termo “maceió” designa uma lagoa temporária e cíclica que se localiza na beira do mar na foz de um curso de água pequeno o suficiente para ser interrompido por uma barra de silicato até que a maré alta abra o caminho temporariamente de modo cíclico relacionado a estação do ano, vazão do rio, estações lunares, etc.


História

Por volta do ano 1000, os índios tapuias que habitavam a região da atual cidade de Maceió foram expulsos para o interior do continente por povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus à região, a mesma era ocupada por um desses povos tupis: o dos caetés.


Geografia

De acordo com a divisão regional vigente desde 2017, instituída pelo IBGE, o município pertence às Regiões Geográficas Intermediária e Imediata de Maceió. Até então, com a vigência das divisões em microrregiões e mesorregiões, fazia parte da microrregião de Maceió, que por sua vez estava incluída na mesorregião do Leste Alagoano.


Demografia

Em 2017, a população de Maceió, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 1 029 129 habitantes na cidade e 2,8 milhão na região metropolitana, o que o tornava a maior aglomeração urbana de Alagoas. Em 2018, a densidade populacional foi estimada em 2.988,76 habitantes por quilômetro quadrado, sendo que um pouco mais de 654 000 habitantes eram homens e 814 000 habitantes eram mulheres. Segundo o World Gazetteer, Maceió ocupa …


Política

Em Maceió, o Poder Executivo é representado pelo prefeito e gabinete de secretários, em conformidade ao modelo proposto pela Constituição Federal. A Lei Orgânica do Município e o atual Plano Diretor, porém, preceituam que a administração pública deve conferir à população ferramentas efetivas ao exercício da democracia participativa.
O Poder Legislativo é constituído pela câmara municipal, que é composta por 31 vereadores eleit…


Economia

O município é rico em sal-gema e tem um setor industrial diversificado (indústrias químicas, açucareiras e de álcool, de cimento e alimentícias), além da agricultura, pecuária e extração de gás natural e petróleo. Municípios próximos a Maceió, como Marechal Deodoro, Pilar e São Miguel dos Campos também têm economias parecidas, mais na parte de mineração.


Estrutura urbana

Desde a metade do século XX, a cidade de Maceió vem acompanhando o crescimento do processo de urbanização das demais cidades brasileiras. Este crescimento resulta em uma maior demanda por espaços de habitação. O núcleo da cidade é majoritariamente térreo, enquanto os núcleos verticalizados estão concentrados nos bairros litorâneos centrais.
Passando de uma população de 27 703 pessoas em 1872 para 943 110 em 2011, este crescime…

Leave a Comment