
Common Causes
É recomendado ir ao médico quando a diarreia é frequente, é acompanhada de sangue ou pus, febre, vômitos, dor abdominal ou perda significativa de peso.
Related Conditions
A diarreia invasiva, ou disenteria, é definida como diarreia com sangue visível e é comumente associada a febre e dor abdominal. Mais de 200 tipos de germes, entre vírus, bactérias e parasitas podem causar quadros de diarreia aguda. A diarreia pode ser causada pelo próprio germe ou por toxinas produzidas pelo mesmo.
Quando ir ao médico quando a diarreia é frequente?
As seguintes definições foram sugeridas de acordo com a duração dos sintomas: Diarreia aguda: 14 dias ou menos de duração. Diarreia persistente: entre 14 e 30 dias de duração. Diarreia crônica: mais de 30 dias de duração.
O que é diarreia e por que ela é tão comum?
Diagnóstico de Diarreia. Geralmente, o diagnóstico de diarreia pode ser feito em casa, por meio da observação de sintomas. No entanto, o médico poderá realizar testes laboratoriais para definir as causas da diarreia. Se também houver sinais de desidratação, seu médico poderá solicitar exames complementares.
Quanto tempo dura a diarreia?
Como é feito o diagnóstico de diarreia?

Quais os efeitos colaterais do açaí?
Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.
Estou com diarreia pode comer açaí?
A fruta é rica em fibras, que ajudam a regular o funcionamento do intestino. Seja para pessoas que possuem prisão de ventre ou diarreia, as fibras ajudam a regular. Segundo pesquisas, o açaí contém arabinogalactana, uma substância que ajuda a melhorar o sistema imunológico do corpo humano.
Qual é o perigo do açaí?
Acontece que essa saborosa fruta pode esconder um perigo: o parasita que transmite a doença de Chagas. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 10% dos alimentos à base de açaí no Pará e Rio de Janeiro apresentaram DNA do parasita, informa o G1 dessa doença.
Qual a bactéria que tem no açaí?
Resultados: Em 50% das amostras foram detectadas bactérias do gênero Staphylococcus sp., Enterobacter sp. (25%), Serratia sp. (15%) e Escherichia coli (10%), sendo que em algumas das amostras teve o crescimento de mais de uma espécie bacteriana.
O que não se deve comer quando se está com diarreia?
Pão integral, verduras, frituras e outros alimentos gordurosos estão na lista. Se existem alimentos que ajudam a melhorar os episódios de diarreia, também existem os que devem ser evitados. Entre eles estão, os processados, os gordurosos, os apimentados, as frituras e os doces.
Quais alimentos bons para diarreia?
8 alimentos para comer quando se está com diarreiaBatata. As batatas são ricas em cálcio, ferro e aumentam a efetividade do sistema imunológico. … Cenoura. … Banana. … Maçã (sem casca) … Melancia. … Carnes brancas. … Arroz ou caldo de arroz. … Sopa de legumes.
O que acontece se comer açaí todos os dias?
O açaí é rico em carboidratos e isso pode ser negativo, quando o consumo é excessivo, pois favorece o acúmulo de gordura e pode estimular o desenvolvimento da diabetes. A fruta também não é recomendada para alguns casos de pacientes com câncer.
Quem tem problema de coração pode tomar açaí?
Uma das frutas tropicais mais famosas no Brasil, o açaí é muito mais que uma pura fonte de energia para o nosso corpo. Estudos da área nutricional apontam que esse alimento é capaz de fortalecer a saúde do coração, prevenindo e combatendo doenças cardíacas.
Qual é o bicho que dá no açaí?
Qual o problema do açaí Isso porque o mosquito barbeiro é atraído pela luz. Voando por ali, o inseto deposita suas fezes onde o açaí é manipulado ou até mesmo é macerado junto ao suco da fruta. De acordo com Morita, há maneiras de evitar que essa iguaria brasileira vire um reduto de Trypanosoma cruzi.
Tem barbeiro no açaí?
O fruto do açaí é contaminado quando o barbeiro ou as fezes dele se misturam à polpa durante o processamento. Às vezes, reservatórios utilizados na produção do vinho de açaí também podem ser contaminados.
Quais são os sintomas de uma infecção intestinal?
E os sintomas, quais são?Náuseas;Febre e calafrios;Vômitos;Diarreia;Cólica;Dor nos músculos – principalmente na região abdominal;Perda de apetite;Mal-estar.
Porque açaí da dor de estômago?
Tomar açaí faz mal para a gastrite? Sim, porque é uma comida muito gordurosa e fermentada, o que agrava a inflamação.
O que é diarreia?
A diarreia é um problema tão comum, que todo mundo ao longo da vida vai ser acometido por ela diversas vezes. A maioria das pessoas apresenta pelo menos um quadro diarreico por ano, não sendo incomum, porém, pessoas que apresentam 2 a 5 episódios anuais de diarreia.
Causas de intoxicação alimentar – diarreia infecciosa
Mais de 200 tipos de germes, entre vírus, bactérias e parasitas podem causar quadros de diarreia por intoxicação alimentar. A diarreia pode ser causada pelo próprio germe ou por toxinas produzidas pelo mesmo. Quanto maior a concentração de toxinas ou micróbios, maior é a chance destes vencerem a acidez do estômago e alcançarem os intestinos.
Causas de diarreia crônica
Toda diarreia com mais de duas semanas de evolução deve levantar suspeitas sobre alguma doença do trato intestinal que não tenha origem em uma intoxicação alimentar. Diarreias com mais de um mês de evolução são considerada diarreias crônicas e devem sempre ser investigadas.
Quando procurar um médico devido à diarreia?
Quando a diarreia apresentar algum sinal de gravidade é necessário procurar atendimento médico, pois a mesmo provavelmente não irá desaparecer espontaneamente e ainda pode evoluir para um quadro mais grave. São sinais de gravidade da diarreia:
Tratamento
Antes de seguirmos em frente com o artigo, assista a este vídeo de 3 minutos produzido pela equipe do MD.Saúde sobre como preparar o soro caseiro. Ajude-nos a divulgar esse vídeo e a disseminar informações que podem salvar vidas.
1. Intoxicação alimentar
A intoxicação alimentar é uma das causas mais frequentes de diarreia e acontece após o consumo de alimentos ou água contaminados por vírus ou bactérias, gerando uma situação de diarreia infecciosa aguda, que pode conter sangue ou muco, além de ser acompanhada de outros sintomas como febre, cólica intestinal, náuseas ou vômitos.
2. Consumo de alimentos que irritam o intestino
Alguns alimentos, como frutas muito ácidas, frituras, queijo, sorvete, cebola, alho ou alimentos que contém cafeína como café, chocolate ou chá verde, por exemplo, podem causar irritação no intestino, principalmente quando consumidos em excesso, ou quando a pessoa tem algum problema intestinal, causando diarreia, cólica ou excesso de gases.
3. Ingestão de alimentos laxantes
Alguns tipos de alimentos, especialmente as verduras, as frutas e as sementes, são muitos ricos em fibras e, por isso, possuem propriedades laxantes que estimulam o funcionamento do intestino, fazendo com que as fezes fiquem mais moles. Confira uma lista mais completa dos principais alimentos laxante s.
4. Estresse e ansiedade
O estresse e a ansiedade são situações que provocam ativação de sinalizadores químicos no cérebro e a liberação de hormônios, como adrenalina e cortisol, que levam a pessoa a um estado de alerta constante, alterações na digestão dos alimentos e aumento das contrações dos músculos do intestino.
5. Vermes intestinais
Os vermes intestinais, como ascaris, tênia ou oxiúros, por exemplo, são parasitas que se alojam no intestino causando alteração na digestão e absorção dos alimentos. Isso pode provocar sintomas gastrointestinais como diarreia constante, dor abdominal, sangue nas fezes, náusea, perda do apetite ou náusea.
6. Intolerância alimentar
A intolerância alimentar é uma dificuldade de digestão de certos alimentos como leite, pão, macarrão, ou aditivos alimentares, como corantes ou conservantes, por exemplo, causando uma crise de diarreia que pode iniciar algumas horas após a ingestão do alimento e que pode ser acompanhada de formação excessiva de gases intestinais, náuseas ou cólicas abdominais..
7. Doenças inflamatórias intestinais
Algumas doenças intestinais como colite ulcerativa, doença de Crohn ou doença celíaca podem provocar uma inflamação no intestino, originando diarreia crônica que pode durar mais de 4 semanas e que, geralmente, é acompanhada de sintomas como febre, dor abdominal ou fezes com sangue ou muco.
O que é Diarreia?
Diarreia (CID 10 – A09) é definida como mais de duas evacuações aquosas (bastante líquidas) diárias ou mais do que é o habitual para aquela pessoa. Pode ocorrer ainda a perda da consistência das fezes com ou sem a presença de muco ou sangue.
Diarreia crônica
A diarreia crônica persiste por mais de quatro semanas e pode indicar desde síndrome do intestino irritável até condições mais graves, como doença de Crohn, retocolite ulcerativa e câncer.
O que pode provocar diarreia?
A causa mais comum da diarreia é a infecção por vírus, bactérias ou outros parasitas que entram no organismo, causando gastroenterite (inflamação aguda que compromete os órgãos do sistema gastrointestinal).
Diarreia crônica ou constante
Infecções: Algumas infecções de bactérias e parasitas que causam diarreia não desaparecem rapidamente sem tratamento. Além disso, após uma infecção as pessoas podem ter problemas para digerir alimentos. Problemas de digestão de carboidratos ou proteínas podem prolongar a diarreia.
O que a coloração da diarreia significa?
A cor de suas fezes líquidas, principal característica da diarreia, pode ser um indicativo de como anda sua saúde. Isso porque a coloração está diretamente ligada à causa da diarreia e, assim, de outros problemas e doenças.
Sintomas de Diarreia
A diarreia costuma ser um sintoma de outros quadros e apresenta consigo outros sinais, que podem variar de intensidade. O principal sinal do quadro é a presença de fezes líquidas na evacuação.
Cuidados
O que a coloração da diarreia significa? A cor de suas fezes líquidas, principal característica da diarreia, pode ser um indicativo de como anda sua saúde. Isso porque a coloração está diretamente ligada ao tipo e causa da diarreia.
Diarreia constante: o que pode ser?
A diarreia pode ser causada por uma série de fatores, desde infecções virais até câncer no cólon, então, para que o tratamento seja eficaz, é preciso um diagnóstico preciso da causa, especialmente em casos de diarreia crônica, ou seja, aquela que dura mais de 14 dias.
O que comer quando está com diarreia?
A alimentação é um elemento importante do tratamento da diarreia. De modo geral, recomenda-se evitar alimentos gordurosos, como frituras, e alimentos ou bebidas ricos em açúcar. Também não são recomendados alimentos naturalmente laxativos, como mamão, feijão e lentilha.
Diarreias crônicas devem ser investigadas por médico
Os casos de diarreia aguda, ou seja, aqueles que duram até 14 dias, costumam ser autolimitados e, na maioria das vezes, duram bem menos que isso, com os sintomas desaparecendo em cerca de 72 horas. Já os quadros que persistem depois de duas semanas devem ser analisados por um especialista.
1. Ter uma alimentação de fácil digestão
Quando se tem diarreia, é importante que se consumam alimentos que sejam de fácil digestão, que ajudem a repor a flora intestinal, e que mantenham o organismo hidratado, como por exemplo:
2. Evitar alimentos ricos em gordura
Os alimentos que devem ser evitados são aqueles ricos em gordura e alimentos que possam irritar o intestino como picantes, molhos, pimenta, cubos de carne, bebidas alcoólicas, refrigerantes, café, chá verte ou preto, leite, uva passa, ameixa, feijão, sorvete e leite, por exemplo.
3. Ingerir probióticos
Os probióticos são bactérias benéficas que vivem no intestino e que podem ser obtidas por meio do consumo de alguns alimentos, principalmente fermentados, como o iogurte natural, o kombucha e o kefir, além de também poder ser obtido através de suplementos que podem ser obtidos na farmácias como é o caso do Lacteol fort, Bifilac e o Floratil.
4. Manter-se hidratado
É importante repor os sais minerais que são perdidos durante a diarreia e, por esse motivo, é importante consumir o soro caseiro ou soluções de reidratação oral que podem ser comprados na farmácia. O ideal é que o soro seja ingerido logo após a evacuação líquida mais ou menos na mesma proporção em que se perde líquido pelas fezes.
5. Remédios para a diarreia
Existem vários medicamentos que podem ser usados para tratar a diarreia, mas só devem ser usados se forem receitados pelo médico, que deve levar em consideração a causa que possa estar na sua origem, o estado de saúde da pessoa, os sintomas apresentados e o tipo de diarreia que tem.
Quais os sintomas da síndrome do intestino irritável?
Os principais sintomas da síndrome do intestino irritável incluem dor abdominal (cólica intestinal), gases, sensação de plenitude após comer (sensação incômoda de permanência de alimentos no estômago por tempo prolongado), falta de apetite, distensão abdominal, diarreia ou constipação (prisão de ventre).
Quais as causas da síndrome do intestino irritável?
As causas da síndrome do intestino irritável não são totalmente conhecidas. Sabe-se que pode ocorrer após uma infecção intestinal bacteriana ou causada por parasitas. Até mesmo o estresse pode desencadear a síndrome.
Qual é o tratamento para a síndrome do intestino irritável?
O objetivo do tratamento da síndrome do intestino irritável é aliviar os sintomas. Mudanças no estilo de vida podem ser úteis em alguns casos. Por exemplo, praticar exercícios regularmente e melhorar a qualidade do sono podem reduzir a ansiedade e ajudar a aliviar os sintomas intestinais.
