Quando devo vender a açao

image

Full
Answer

Por que você deve se fazer antes de vender uma ação?

Por isso, é importante saber a hora exata de vender suas ações, para não cair na cilada de se desfazer de um ativo antes da hora (ou tarde demais) e acabar perdendo dinheiro.

Por que está no momento de vender ações?

Se uma ação tornou-se cara demais, pode ser uma boa razão para vender, mas deve pensar bem antes. Só porque está cara demais, isso é normal, porque a Bolsa de Valores tem os seus altos e baixos. Faz parte de investir a longo prazo. Em vez disso, pergunta ti mesmo se vale os lucros e crescimento. Precisas do dinheiro?

Como escolher o momento ideal para vender uma ação?

Tais aspectos, quando comparados os do momento da compra com os atuais, podem ajudar a decidir quando vender uma ação. Isto é, entender os fundamentos de uma empresa fará com que você compreenda o momento ideal para você sair.

Por que não vendendo suas ações antecipadamente?

E não vendendo suas ações antecipadamente só por causa da variação de preço que naturalmente acontece no curto prazo. No curto prazo, o preço oscila bastante. Agora, se você olhar a longo prazo, é possível perceber que uma empresa com bons fundamentos retoma seu crescimento.

image


Qual é a diferença entre investidor e especulador?

Primeiramente, é importante entender qual é a principal diferença entre o investidor e o especulador. Eles se diferenciam porque o investidor estuda a empresa previamente para identificar se aquela é uma boa oportunidade ou não de fazer um investimento.


O que analisar antes de adquirir uma Ação?

Para uma pessoa adquirir uma Ação, ela tem que ter um motivo. Afinal, por que um investidor compra uma Ação? Por que ele acha que determinado papel deve ser adquirido? Esses são exemplos de questões que devem ser levantados.


Afinal, quando comprar uma Ação?

Na minha visão, o investidor deve comprar uma Ação quando ele enxergar motivos relacionados ao negócio, o que se converte em uma oportunidade. É necessário que essa motivação possa ser claramente identificada por ele mesmo e explicada para uma terceira pessoa.


E quando vender uma Ação?

Antes de vender uma Ação, é importante que o investidor olhe novamente para o texto e para os motivos que o levaram a adquirir o papel. Se ele identificar que alguns desses motivos (ou todos eles) não estão mais presentes, talvez seja hora de se desfazer da posição.


Por que alguns investidores vendem Ações sem pensar?

O que acontece com a maioria dos investidores é que eles compram Ações sem fazer nenhuma reflexão embasada. Há grandes investidores que dizem que se deveria pesquisar sobre uma empresa pelo menos pela mesma quantidade de tempo que usa para comprar uma geladeira, por exemplo.


Qual é a chave da questão?

A chave de tudo o que abordei aqui é que o investidor consiga, ao longo do tempo, construir um método que o leve a ter premissas de investimento. Você deve pensar em quais fatores considera preponderantes ou essenciais para tomar uma decisão de investimento.


1- O mercado age de forma irracional

No curto prazo, o preço oscila bastante. Agora, se você olhar a longo prazo, é possível perceber que uma empresa com bons fundamentos retoma seu crescimento.


3- Saiba o valor real daquilo que você está investindo

Se concentre em avaliar o desempenho real da empresa. Empresas de qualidade, mesmo que tenha uma queda momentânea, tende a continuar com os bons números no longo prazo


1 – De olho no balanço

Quando você adquire uma ação, compra uma pequena participação naquela empresa. Assim, nada mais natural que acompanhar as divulgações financeiras e societárias da companhia, que devem ser feitas obrigatoriamente no site da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).


2 – Quer vender por quanto?

A ideia aqui é mostrar ao investidor de longo prazo quando aquela ação pela qual ele se interessou e comprou lá atrás já entregou o suficiente de rentabilidade. “Quando você compra uma ação, é porque fez um estudo para ter uma ideia do que chamamos de ‘preço-justo’.


3 – Como anda o setor?

Para entender se uma empresa está entregando um desempenho realmente acima da média, é preciso levar em consideração o setor em que ela está inserida e o ciclo econômico. “Se a empresa caiu 10% e o setor caiu 30%, ela performou melhor”, exemplifica Zanlorenzi, do BTG.


4 – Múltiplos e indicadores

Algumas “fórmulas” podem ajudar o investidor a comprar ações de diferentes empresas e a identificar oportunidade de compra. Vale lembrar que nenhum múltiplo é capaz de entregar – sozinho – a análise completa de uma empresa ou de uma ação.


Fundamentalista, mas de olho no gráfico

Para terminar, um aviso de que vale usar todas as ferramentas disponíveis na hora de tomar decisões sobre investimentos. E embora a análise fundamentalista seja a base para um investimento de longo prazo, Alexandre Espírito Santo, da Órama, acredita que a análise técnica pode ajudar o investidor a encontrar o melhor momento para a venda.


Mercado a vista

O fluxo de liquidação da Bovespa se baseia no conceito de dias úteis, representados pela letra D. O dia quando ocorre a operação é chamado de D+0, ou seja, a data quando efetivamente ocorre a transação. Já o D+1 é a data limite para que as corretoras especifiquem as operações executadas junto à Bolsa.


Prazos em caso de problemas

Embora sejam raros, problemas podem ocorrer no processo descrito acima. Caso uma operação não seja definitivamente liquidada até D+3 as corretoras têm até as 10h00 de D+4 para regularizar a transação. Caso isso não ocorra, a CBLC dará início ao processo de recompra das ações.

image

Leave a Comment