O que acontece com o aluguel de uma casa?
O preço do aluguel pode não ter limite, mas o momento para renegociar o aumento ou a redução tem. O proprietário do imóvel somente poderá pedir uma ação revisional do aluguel após três anos de locação e o mesmo vale para o locatário.
O que fazer quando o valor do aluguel está acima do índice?
No caso de necessidade de um reajuste acima do índice, quando, por exemplo, ocorre uma valorização imobiliária muito grande que deixou o valor do aluguel muito baixo, o locador e locatário podem entrar em um acordo. Sem o acordo, o locador entra com ação na Justiça para o juiz definir”, explica Ilcemara.
Como encontrar um apartamento ao lado com preço de aluguel menor do que o que você está?
“Atualmente, há grandes chances de encontrar um apartamento ao lado com preço de aluguel menor do que o que você está”, orienta o economista. Lembre-se de que, se você sair do imóvel antes do previsto no contrato, precisará pagar uma multa, quase sempre a partir do valor equivalente a três aluguéis.
Como é ajustado o aluguel de um imóvel?
De forma geral, esse aluguel é ajustado com base em um índice, os mais comuns o IGPM e o IPCA. Isso pode ser evitado conhecendo os mecanismos de reajuste, fazendo com que a pessoa que aluga um imóvel consiga se programar para o aumento de aluguel.
Qual o reajuste de aluguel para 2022?
Quantos porcentos pode aumentar o aluguel 2022? Existe um projeto de lei em votação que visa limitar o aumento utilizando o índice de IPC até dezembro de 2022, visto que as variações de IGP-M estão muito altas. Enquanto a lei não é aprovada, no entanto, a meta para IGP-M em 2022 é de até 5,31 e para IPC é de 5,03.
Quando o locador pode reajustar o valor do aluguel?
Conforme a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), é permitido reajustar o valor do aluguel uma vez por ano, tanto para imóveis residenciais quanto para comerciais. De fato, avisar o locatário sobre o reajuste é uma situação delicada, mas que todo corretor de imóveis deve estar preparado para lidar.
O que pode ser deduzido do valor do aluguel?
Além do condomínio e do IPTU, podem ser excluídos do valor do aluguel recebido, quando o encargo tenha sido exclusivamente do locador, as quantias relativas a impostos, taxas e emolumentos incidentes sobre o bem que produzir o rendimento.
Qual o percentual de reajuste de aluguel para 2021?
IGP-M, índice de reajuste do aluguel, encerra 2021 com alta acumulada de 17,78% O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), conhecido como ‘a inflação do aluguel’, aumentou 0,87% em dezembro, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), em divulgação nesta quarta-feira (29). Em novembro, a variação foi de 0,02%.
Qual o reajuste de aluguel permitido por Lei?
Atualmente, a Lei de Locações determina que o indexador do aluguel será definido entre as partes, mas o mercado imobiliário costuma usar o Índice Geral de Preços e Mercado (IGP-M), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em 2020 o IGP-M acumulou alta de 23,14%, contra 4,52% do IPCA.
Quando cabe ação revisional de aluguel?
Trata-se do artigo 19 da referida legislação. O artigo 19 da Lei de Locações Urbanos dispõe o seguinte: “Não havendo acordo, o locador ou locatário, após três anos de vigência do contrato ou do acordo anteriormente realizado, poderão pedir revisão judicial do aluguel, a fim de ajustá-lo ao preço de mercado.”
Como deduzir aluguel?
O valor total pago a título de aluguel a pessoas físicas durante o ano de 2021 deve ser informado na ficha “Pagamentos Efetuados”, sob o código “70 – Aluguel de imóveis”, informando, nos respectivos campos, o valor total pago no ano, e o nome e do CPF do locador (dono do imóvel), mesmo que uma imobiliária tenha feito a …
O que é amparado na cobertura de despesas adicionais com aluguel?
A cobertura de perda ou pagamento de aluguel a terceiros é uma cobertura adicional que garante o pagamento ou a perda do aluguel no caso de não poder permanecer ocupado devido sinistro coberto pela apólice.
Qual a previsão de IGPM para 2021?
O Relatório de Mercado Focus, divulgado na manhã desta segunda-feira, 27, pelo Banco Central, mostrou que a mediana das projeções para o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de 2021 continuou em 17,47%. Há um mês, estava em 18,08%.
É possível cobrar reajuste de aluguel retroativo?
Resumindo: O aluguel não pode ser reajustado retroativamente, já que houve a quitação da obrigação do locatário. Os próximos aluguéis poderão, em regra, serem reajustados, após notificação do locatário, sob pena de desequilíbrio da relação contratual.
Pode aumentar o aluguel na pandemia 2021?
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), subiu 9,26% em 2020 e 10,06% em 2021. Apesar de isso ser incomum, nada impede que o IPCA seja a referência de reajuste dos contratos de aluguel, desde que haja negociação entre proprietário e inquilino.
Quando o reajuste no valor do aluguel deve ser feito?
De acordo com a Lei do Inquilinato, em vigor sob a Lei nº 8.245/91, o reajuste no valor do aluguel pode ser realizado uma vez a cada ano. E isso é válido tanto para imóveis comercias quanto para residenciais.
O momento de avisar o inquilino a respeito do reajuste
Com o intuito de não haver surpresas indesejadas, quando o acordo estiver sendo feito, o locador deve deixar bem claro ao inquilino que vai acontecer reajuste no valor do aluguel após um ano.
Revisão do contrato
Conforme a Lei do Inquilinato, tanto o locador quanto o locatário têm o direito de revisar as condições estabelecidas no acordo após três anos do acordo.
Índices usados para o reajuste do aluguel
Costuma-se usar o IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) para promover o reajuste no valor do aluguel. Contudo, fique sabendo que ele tem como base outros indicadores, que são:
Qual o reajuste de aluguel permitido por lei?
A Lei 8.245, de 1991, mais conhecida como Lei do Inquilinato, estabelece que o contrato de aluguel pode ser reajustado. O artigo 18 da legislação prevê que se possa fazer esse aumento uma vez ao ano, mas não obriga que ele seja por meio do IGP-M – o índice mais usado nos contratos de locação atualmente.
Como calcular reajuste de aluguel
O valor do aluguel é alterado, na maioria dos contratos, 12 meses depois de seu início. Então, para saber qual o índice de reajuste de aluguel para 2021, é preciso ver quando o seu contrato completa 1 ano – ocasião conhecida como o mês de aniversário do aluguel.
Qual o índice de reajuste de aluguel é melhor?
Como dissemos anteriormente, não é obrigatório reajustar o contrato do aluguel com base no IGP-M. É possível usar outros índices. A discussão sobre qual taxa usar ganhou força durante a pandemia, com a subida acentuada do IGP-M.
Carta de contraproposta de reajuste de aluguel
A carta de contraproposta de reajuste de aluguel é um documento que o inquilino envia ao proprietário sugerindo um novo valor para alterar aquele pago pela locação todos os meses. Pode ser até que o pedido seja para que não haja correção de aluguel alguma.
O que é reajuste de aluguel?
O reajuste de aluguel consiste na atualização do valor cobrado pelo aluguel de um imóvel. De forma geral, esse aluguel é ajustado com base em um índice, os mais comuns o IGPM e o IPCA.
Como funciona um reajuste de aluguel?
O reajuste de aluguel, em geral, ocorre em todo aniversário ou renovação de contrato de locação. Na prática de mercado, esta variação de preço é baseada no Índice Geral de Preços Mercado ( IGP-M ), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Sem limite
Não há nenhuma previsão legal que limite o valor do aluguel pedido pelo locador, segundo a advogada especialista em Direito Imobiliário Josiclér Vieira Beckert Marcondes.
Despejo
Mesmo que o contrato de locação tenha entrado em prazo indeterminado, ou seja, tenha ultrapassado o tempo previsto, o documento continua válido. De acordo com a advogada especialista em Direito Imobiliário Ilcemara Farias, o prazo indeterminado apenas prorroga o que está previsto no contrato, mas não o extingue.
Variação
Os contratos longos podem delimitar o aumento no valor e qual índice será utilizado. Por exemplo, nos primeiros cinco anos de contrato, o aluguel será de R$ 2 mil e ajustado pelo IGP-M. Após o sexto ano, o aluguel sobe para R$ 2,5 mil e ajustado pelo INPC.