
Algumas formas naturais de aliviar a sinusite, como umidificar o ambiente, fazer lavagem nasal com soro fisiológico ou tomar chás mornos, ajudam a hidratar e diminuir a inflamação dos seios nasais, além de deixar o catarro mais líquido, facilitando sua eliminação e aliviando a congestão nasal.
Como aliviar os sintomas da sinusite?
Alguns sintomas da sinusite podem ser aliviados por meio de algumas soluções simples, como: 1. Utilizar uma solução salina Irrigar as narinas como uma solução salina feita em casa ou encontrada em qualquer farmácia é ótimo para limpar as passagens nasais.
Qual o tratamento adequado para sinusite?
O tratamento adequado depende da causa da sinusite. Uma sinusite causada por alergia, por exemplo, vai precisar ser tratada com um antialérgico. Já a sinusite causada por bactérias só pode ser tratada com antibióticos.
Como saber se tenho sinusite?
Início do quadro já com sintomas mais graves, como febre maior que 39ºC e descarga nasal purulenta, com duração de pelo menos três dias consecutivos. Quadro de sinusopatia aguda que melhora após poucos dias, mas subitamente volta a piorar, surgindo febre, dor na face e coriza purulenta.
Quanto tempo dura o tratamento da sinusite?
Os antibióticos são receitados quando uma infecção bacteriana é a causa da sinusite. Em casos de sinusite aguda, o tratamento dura de 10 a 14 dias. Quando a sinusite é crônica, o tratamento pode ser mais longo.

O que pode piorar a sinusite?
Substâncias químicas como tinta, desinfetantes e produtos de limpeza também podem desencadear o quadro. Alergias: outras doenças alérgicas, como rinite e asma, podem favorecer um quadro de sinusite. A inflamação que ocorre com as alergias podem bloquear seus seios nasais.
Qual é o melhor antibiótico para sinusite?
O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.
Quem tem sinusite deve evitar o quê?
Quem sofre de sinusite crônica deve eliminar de sua dieta todos os alimentos que produzem muco, tais como: laticínios, farinha de trigo, chocolate, ovo, alimentos fritos e processados. Açúcares e sucos de frutas devem ser reduzidos ou eliminados, pois alimentam os fungos em pessoas com sinusite crônica.
Qual é o melhor antialérgico para sinusite?
Nos casos de sinusite alérgica, os remédios mais utilizados são os anti-histamínicos, como a Loratadina, Cetirizina ou Terfenadina, por exemplo, pois ajudam a reduzir a alergia e a aliviar a pressão dentro dos seios nasais.
Qual é o melhor remédio para sinusite crônica?
Para tratar a sinusite crônica, o otorrino pode indicar o uso de remédios como:Antibióticos, como Amoxicilina/Clavulonato, Azitromicina ou Levofloxacina, por exemplo, somente são usados para casos de infecção bacteriana. … Mucolíticos e descongestionantes, como Ambroxol, para diminuir a viscosidade das secreções;More items…
Qual melhor antibiótico para sinusite amoxicilina ou azitromicina?
CONCLUSÕES: Em adultos com sinusite aguda, um curso de 3 dias de Azitromicina foi tão eficaz e bem tolerada como um curso de 10 dias de ácido clavulânico/amoxicilina. Um regime de dose significativamente mais simples e mais rápido efeito clínico foram as vantagens de Azitromicina.
É possível morrer de sinusite?
Sinusites que levam à morte não são situações comuns, mas podem ocorrer no caso de infecções por bactérias que não recebem o tratamento adequado ou quando há outras doenças ao mesmo tempo. As sinusites podem ser do tipo viral, que é a mais comum (80% dos casos), ou bacteriana (20%).
O que fazer para soltar a sinusite?
Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Inclinar a cabeça para trás pode facilitar a saída da secreção dos seios nasais; Evite o ar condicionado.
Qual o melhor antiinflamatório para sinusite?
Analgésicos e anti-inflamatórios Alguns analgésicos e anti-inflamatórios, como paracetamol ou ibuprofeno, podem ser indicados pelo médico para o tratamento da sinusite para diminuir a inflamação dos seios nasais e aliviar a dor de cabeça.
Qual a dosagem de prednisona para sinusite?
Geralmente tomo de 12 em 12 horas. A dose de prednisolona pode chegar a 80 mg/ dia, dependendo do peso paciente. A dose anti-inflamatoria da prednisolona é de 0,5 a 1 mg/kg/dia.
Para que é indicado a loratadina?
Para que serve: É indicado para o alívio dos sinais e sintomas da urticária e de outras alergias da pele. Posologia: Adultos e crianças acima de 12 anos: 10 mL de loratadina (10 mg) uma vez por dia.
Quais são os sintomas da sinusite bacteriana?
Os sintomas mais comuns são nariz entupido e dor ou pressão na região ao redor do nariz. A sinusite bacteriana pode ser tratada com medicamentos anti-inflamatórios, medicamentos descongestionantes e antibióticos, conforme necessário.
Qual mg de amoxicilina para sinusite?
A dose é de 500 mg/125 mg a cada 8 horas; alta dose de amoxicilina-clavulanato (2 g de amoxicilina 2 vezes/dia) deve ser usada nas seguintes circunstâncias: resistência de S.
É necessário tomar antibiótico para sinusite?
Não, o uso de antibiótico para o tratamento da rinossinusite (sinusite) é indicado apenas quando há comprovação clinica ou laboratorial de infecção por bactérias.
Quando o antibiótico não cura a sinusite?
Para isso é importante procurar um Otorrino. Mas se de fato você tem sinusites que não melhoram com antibióticos, ainda assim existe tratamento bem eficiente para elas mas que , nessas situações sem melhora com antibioticos, pode envolver o tratamento cirurgico da sinusite.
Como tratar a sinusite crônica
A sinusite crônica é aquela que dura mais que 12 semanas, geralmente causada por bactérias resistentes aos antibióticos ou por outras causas como alergias de difícil controle, por fungos ou por outras situações mais raras, como por deficiência da imunidade ou alterações na drenagem da secreção dos seios da face, como acontece na fibrose cística, por exemplo..
Opções de tratamento caseiro
Algumas opções de tratamento caseiro podem ajudar a complementar o tratamento, mas não substituem as orientações do médico. Uma ótima opção é a lavagem nasal com água e sal, pois ela facilita a retirada das secreções, deixando as vias aéreas livres, diminuindo a dor e o congestionamento nasal. Veja como fazer esta solução salina para sinusite.
Tratamento para sinusite infantil
O tratamento da sinusite infantil também deve ser feito de acordo com a sua causa e com os sintomas de cada criança, com uso de anti-inflamatórios, anti-alérgicos e, se necessário, antibióticos que devem ser prescritos pelo pediatra de acordo com a idade e o peso da criança.
Como identificar os sintomas
Os principais sintomas da sinusite são o surgimento de secreção nasal espessa e amarelada, acompanhada de sensação de peso ou pressão no rosto. Marque no teste a seguir os sintomas que apresenta para saber o risco de estar com sinusite:
Quais os principais tipos de sinusite
A sinusite pode ser dividida em vários tipos, dependendo dos seios nasais afetados, da duração dos sintomas e do tipo de causa. Assim, quando a sinusite afeta apenas os seios nasais de um do lado do rosto, é conhecida como sinusite unilateral, enquanto que quando afeta seios dos dois lados é conhecida como sinusite bilateral.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da sinusite deve ser feito por um otorrinolaringologista e, normalmente, é feito apenas com a observação dos sintomas e palpação dos seios nasais para avaliar se existe sensibilidade nessa região. Porém, o médico também pode pedir outros exames mais específicos como:
O que são os seios paranasais?
Os seios paranasais, também chamados de seios nasais ou seios da face, são cavidades cheias de ar dentro dos ossos do crânio e da face, que comunicam-se com a cavidade nasal.
Complicações
Como os seios da face apresentam íntima relação com órgãos nobres, como olhos, ouvidos e cérebro, a sinusite bacteriana pode levar a complicações graves.
Tratamento
A maioria dos casos de sinusite aguda melhora espontaneamente em 7 a 10 dias. O tratamento, portanto, é basicamente sintomático. Mesmo as sinusites bacterianas costumam ter bom prognóstico, pois as complicações são pouco comuns.
1. Antibióticos
Os antibióticos são receitados quando uma infecção bacteriana é a causa da sinusite. Em casos de sinusite aguda, o tratamento dura de 10 a 14 dias. Quando a sinusite é crônica, o tratamento pode ser mais longo.
4. Corticosteroides
Os esteroides, especialmente os aplicados nas narinas, ajudam a diminuir o inchaço na região da face. Alguns exemplos incluem a fluticasona, a budesonida, a beclometasona e a mometasona. Devido ao uso na forma de spray, o medicamento não cai na corrente sanguínea, podendo ser usado como um tratamento a longo prazo sem efeitos colaterais graves.
5. Analgésicos
Pacientes que sentem dor durante as crises de sinusite tomam analgésicos de venda livre como o paracetamol, a aspirina ou o ibuprofeno para amenizar a dor.
Relacionadas
No inverno, os casos de sinusite costumam aumentar muito, especialmente em função do aumento das gripes e resfriados. Além disso, o ar mais seco e a possível aglomeração de pessoas em ambientes menos arejados também são fatores agravantes.
Truques para aliviar as crises de sinusite em casa
Abaixo você confere algumas ideias de “tratamentos naturais” que podem ser aplicados no dia a dia, ajudando a aliviar as crises de sinusite. Vale destacar que as dicas a seguir não substituem o tratamento médico orientado por um profissional de sua confiança.
Tratamentos e cirurgia
Flávia explica que, para a rinossinusite aguda viral, o tratamento é sintomático e local, com a lavagem nasal. “Já na bacteriana, necessitamos usar antibióticos”.
1. Alimentos ricos em ácidos graxos
Para as pessoas que são propensas à rinite alérgica, os ácidos graxos e os antioxidantes podem influenciar a produção de mediadores alérgicos como a histamina e o leucotrieno, que desempenham um papel importante no tratamento.
3. Alimentos ricos em quercetina
Foi provado que este composto flavonoide oferece benefícios na redução dos sintomas de alergia nasal, ajudando a inibir substâncias químicas inflamatórias e estabilizar os mastócitos que liberam histamina.
5. Alho
O alho é conhecido por estimular e manter saudável o sistema imunológico, permitindo que uma pessoa possa lutar contra um resfriado comum, que é um precursor da infecção sinusal.
6. Frutas e vegetais frescos
Alimentar-se com muitas frutas e vegetais frescos fornecerá muitos nutrientes que são necessários para manter o sistema imunológico saudável, limpar o excesso de radicais livres e fornecer energia, o que é essencial para um bom metabolismo.
7. Vinagre de maçã
Beber vinagre de maçã diluído ou usá-lo no dia a dia como por exemplo em temperos de saladas irá fornecer potássio mineral, o que reduz a produção de muco.
8. Cúrcuma
Da família do gengibre, a cúrcuma contém curcumina, um conhecido fenol natural e anti-inflamatório que regula várias enzimas envolvidas nos mecanismos inflamatórios e a torna um dos melhores alimentos para sinusite.
9. Suco de cenoura
Consumir suco de cenoura puro ou em combinação com outros alimentos como pepino, beterraba ou espinafre é algo altamente benéfico no tratamento da sinusite.

O Que É Sinusite?
O Que São OS Seios Paranasais?
Tipos
Sintomas
Complicações
Diagnóstico
Tratamento
-
A maioria dos casos de sinusite aguda melhora espontaneamente em 7 a 10 dias. O tratamento, portanto, é basicamente sintomático. Mesmo as sinusites bacterianas costumam ter bom prognóstico, pois as complicações são pouco comuns. Para o tratamento das sinusopatia agudas não bacterianas estão indicados a lavagem da cavidade nasal com solução salina (…