Quando faz tatuagem pode tomar açai

Pode tomar açaí depois de fazer tatuagem? Nesse contexto, muitos alimentos são vistos como vilões após uma pessoa fazer tatuagem, como por exemplo: açaí, queijo, chocolate, pizza, frango, sushi, carne de porco, além do consumo de bebidas alcoólicas. Pode tomar leite com Nescau depois de fazer tatuagem?

Full
Answer

Quais são as instruções passadas após uma tatuagem?

O tempo que você tem de deixar o curativo no lugar varia, entre duas a vinte e quatro horas. O seu tatuador irá informá-lo sobre quanto tempo é necessário no seu caso. Não retire esse curativo para não expor a sua tatuagem acabada de fazer, protegendo-a das bactérias do ar que podem afetar a sua pele.

Quanto tempo dura a tatuagem depois de fazer tatuagem?

Depois de fazer tatuagem, ela continuará soltando plasma e sangrando por dois dias, o que é normal já que trata-se de um ferimento na pele.

Posso beber antes de fazer tatuagem?

E, uma dúvida frequente é se pode beber quando faz tatuagem, já respondendo essa questão não é recomendado beber antes da tatuagem e nem depois, pois pode implicar algumas consequências, por isso, o melhor é evitar. Depois de fazer tatuagem você pode até beber, mas é muito importante ir com calma.

Por que as tatuagens são tão mal vistas pela população?

Até algumas décadas atrás, as tatuagens eram muito mal vistas pela população em geral e associadas a elementos negativos como a criminalidade, por exemplo.


Fiz tatuagem, posso beber cerveja?

Depois de ter feito tatuagem, não faz mal beber cerveja, mas depende do quanto está consumindo e da frequência de consumo. Apesar do álcool causar uma inflamação no organismo, não tem problema fazer tatuagem e consumir bebida alcoólica de forma moderada, desde que você não abuse e beba muito.


Quando faz tatuagem pode beber refrigerante?

Pode sim, mas não é recomendado tomar muito refrigerante. Mas, em geral, as bebidas não alcoólicas estão liberadas, mesmo que açucaradas como o refrigerante.


Quando faz tatuagem pode beber Whisky?

O ideal é não beber Whisky depois de ter feito uma tatuagem, mas se for em uma pequena quantidade não tem problema. Mas, se for fazer o consumo de bebida alcoólica prefira bebidas com pequeno teor alcoólico, como a cerveja por exemplo.


Depois de quanto tempo pode beber depois de fazer tatuagem?

Depende do quanto você irá beber, se for beber muito mesmo, é interessante que você espere pelo menos cinco meses. Agora, se for tomar uns dois copos de cerveja por exemplo, você pode beber até uma semana depois por exemplo.


Pode fumar depois de fazer tatuagem?

Caso você fume só socialmente, você consegue ficar provavelmente pelo menos uns trinta dias após a tatuagem sem fumar, então faça isso. Mas, se você é acostumado a fumar todos os dias, então tente pelo menos diminuir a frequência, pois o fumo atrapalha no processo de cicatrização da tattoo.


Dicas de bebidas e alimentos no pós tatuagem

No pós da tatuagem você pode ingerir carnes magras, vegetais, legumes e frutas que irão ajudar muito no processo de cicatrização.


As primeiras 48 horas depois são cruciais

Não surpreendentemente, o cuidado adequado com a tatuagem nas primeiras 48 horas após a aplicação é extremamente importante para o processo de cicatrização. Depois de fazer uma tatuagem, o artista faz um curativo na tinta para protegê-la dos elementos – ou de mãos curiosas.


Você pode tomar banho depois de fazer uma tatuagem, mas lembre-se de usar sabonete suave

Quando se trata de tomar banho depois de uma tatuagem, é melhor para perguntar ao seu tatuador quando você pode ensaboar. A resposta vai depender do tipo de bandagem que eles usam para selar o trabalho antes de mandá-lo embora.


Não use uma toalhinha ou bucha

Ao lavar sua peça, use apenas as mãos para tocar a tinta. Uma toalha ou bucha pode acumular bactérias e ser muito abrasiva. Embora a limpeza seja essencial, você quer ter certeza de não lavar a pele em cura ou bactérias boas.


Evite colher os flocos

Se estiver curando sem Saniderm ou Tegiderm, que previne crostas e descamação, sua tatuagem começará a secar cerca de 48 horas após a conclusão. Mas não tire os flocos iminentes. Fazer isso pode causar cicatrizes, contornos borrados e descoloração da tinta.


Use uma loção suave

Em vez de pegar flocos, acalme a secura da pele com uma loção sem fragrância como o After Inked. De acordo com O “Hara, a pele leva de três a quatro dias para começar a regenerar, e coceira é o primeiro sinal do início desse processo. É aí que a loção será sua melhor amiga.


Evite tomar sol, suar e nadar

Lembre-se: o sol é o pior inimigo de uma tatuagem. Se você não for totalmente curado, cobrir sua tatuagem quando exposta ao sol é uma obrigação. Mesmo quando você está totalmente curado, é recomendado proteger sua tatuagem com um filtro solar de alto FPS.


Seja paciente enquanto sua pele cura

A maioria das tatuagens leva de sete a 14 dias para cicatrizar completamente, embora, em alguns casos, possa levar até um mês. Portanto, aqui está o ponto principal: uma tatuagem é como qualquer outra ferida sensível. Cuide dela. Mantenha-a limpa e hidratada e evite colocá-la em contato com bactérias indesejadas.


Alimentos para quem fez tatuagem não recomendados

Esses são os alimentos para quem fez tatuagem que se deve evitar a todo custo nas primeiras semanas pós-procedimento no estúdio, do contrário o risco de retardar a cicatrização e desenvolver complicações a saúde da pele e o desbotamento da tatuagem são maiores.


Água fonte de hidratação

Para manter a pele hidratada é fundamental que consuma água com frequência, nosso corpo depende muito da substância, afinal 75% dele é formado por água, portanto o consumo diário favorece a hidratação do corpo e colabora para agilizar o processo de cicatrização de feridas como as ocasionadas por tatuagens.


Considerações finais

Tatuagens por mais belas que sejam esteticamente, por mais inspiradoras que sejam ou evocativas de eventos ou ensinamentos importantes não deixam de ser um desgaste provocado na pele, uma ferida aberta que necessita de cuidados especiais principalmente no período imediato ao procedimento de marcação corporal.


O que fazer no primeiro dia

Após fazer a tatuagem, a pele encontra-se bastante machucada e, por isso, existe um elevado risco de infecção, já que as bactérias e vírus conseguem chegar mais facilmente no interior do corpo.


Como lavar a tatuagem

A primeira lavagem da tatuagem é muito importante para garantir uma cicatrização adequada e evitar o desenvolvimento de uma infecção, pois ajuda a remover os restos de sangue e células mortas. Porém, antes de lavar o local da tatuagem é muito importante lavar as mãos, para retirar a maior parte das bactérias e impedir que cheguem na pele tatuada.


Como reduzir o inchaço e a vermelhidão

O inchaço da pele e a vermelhidão são muito comuns nos primeiros dias após fazer a tatuagem devido ao trauma causado pela máquina tatuadora, no entanto, é um processo natural de cicatrização e, por isso, não deve ser motivo de alarme.


Como aliviar a coceira na tatuagem

Após cerca de 1 semana é natural que surja uma sensação constante de coceira no local da tatuagem, que é causada pelo surgimento das casquinhas que deixam a pele mais seca e coçando. Dessa forma, uma boa forma de aliviar a coceira é hidratar bem a pele, usando um creme para pele extremamente seca, como Nivea ou Vasenol, por exemplo.


Que cuidados devem ser mantidos para sempre

A tatuagem geralmente está cicatrizada após 1 ou 2 meses, mas os cuidados com a pele devem ser mantidos por toda a vida, especialmente para garantir que o desenho da tatuagem continua bem definido e a cor se mantém por mais tempo. Assim, alguns cuidados importantes incluem:


Quando ir ao hospital

Na maioria dos casos, a tatuagem cicatriza facilmente e sem grandes complicações, no entanto, pode ser recomendado ir ao hospital caso surjam sintomas como:


Curativo

Não retire o curativo. O tempo que você tem de deixar o curativo no lugar varia, entre duas a vinte e quatro horas. O seu tatuador irá informá-lo sobre quanto tempo é necessário no seu caso. Não retire esse curativo para não expor a sua tatuagem acabada de fazer, protegendo-a das bactérias do ar que podem afetar a sua pele.


Higienização

Não use sabonete nem paninhos. Ao lavar a sua tatuagem não use sabonete de perfume, opte por um sabonete neutro, antibacteriano ou antimicrobiano. Não use panos nem esponjas para lavar a tatuagem, use apenas as suas mãos para remover os vestígios de sangue e tinta.


Contato

Não coce nem arranque a crosta. Enquanto a pele estiver recuperando, ela vai começar a ganhar uma casquiinha por cima da tatuagem, o que ocorre também quando ralamos a pele ou nos machucados de forma a prejudicar as camadas superiores da pele.


Pomada

Não ponha pomada em demasia. O uso de pomada para aceleração da cicatrização é aconselhável quando a pele começa a ficar um pouco repuxada e com sinais de ressecamento, use por exemplo a Bacitradina. Passe apenas uma camada fina e faça movimentos circulares para poder absorver o medicamento.


Alimentação

Equilibre a sua alimentação e evite determinados alimentos. Controle a ingestão dos alimentos gordurosos, pois prejudica o processo de cicatrização, tornando-o mais lento e a região fica suscetível a infecções por muito mais tempo. A carne de porco, o chocolate, o ovo e alimentos fritos são exemplos de produtos que deve evitar.


Evite inchaços

Evite deixar a região da tatuagem inchar, já que isso poderá atrapalhar a cicatrização. Se você passa muito tempo em pé ou sentado durante o período de trabalho e costuma passar por inchaços no fim dos dias, é bom tomar cuidado se tiver feito uma tatuagem nos tornozelos, pernas ou nos pés.


Mares e piscinas

Evite piscina, mar e banhos de imersão.


Riscos de treinar depois de fazer tatuagem

Fazer exercícios antes que a tatuagem esteja completamente cicatrizada (ou ao menos em um nível aceitável para a atividade específica, como verá abaixo), pode fazer com que ela inflame ou até mesmo infeccione.


Fiz uma tatuagem e agora?

Separamos alguns exercícios que você deve evitar e outros que você pode continuar praticando se você fez uma tatuagem (ou várias). Claro que tudo vai depender do seu processo de cicatrização e da região do corpo em que você fez a sua tatuagem.


Hora de parar

Ainda que você tome todos os cuidados, fique atento aos sinais: “se a tatuagem começar a ficar vermelha, dolorida ou com aumento da temperatura no local, procure um atendimento dermatológico imediatamente, pois esses são sinais de infecção”, diz Paola.

Leave a Comment