
Qual a influência do Djavan na década de 90?
Os trabalhos dessa fase, na década de 90, tem influências fortes do jazz, soul, blues e funk norte-americano, com estilo mais dançante e animado. Dez anos depois, em 2004, além de cantor e compositor, Djavan se tornou seu próprio empresário. Ele fundou a gravadora Luanda Records, onde fez todos seus álbuns futuros.
Quais são as características de Djavan?
Musicalmente este é o Djavan em dez anos de carreira: explorador do som das palavras, das imagens inusitadas, da variedade rítmica, das brincadeiras com andamentos, melodias fora dos padrões e riqueza harmônica. Um artista, único, pois.
Qual foi o primeiro disco de Djavan?
Lá grava o seu primeiro disco, que contou com a produção de Aloysio de Oliveira, mítico produtor de Carmen Miranda e Tom Jobim. “A voz, o violão, a música de Djavan” de 1976 é um disco de samba sacudido, sincopado e diferente de tudo que se fazia na época. Visto hoje, este trabalho não marca apenas a estreia de Djavan.
Qual é o álbum mais famoso de Djavan?
Djavan inicia os anos 90 com o aclamado álbum Coisa de Acender. Lançado em 1992, é um dos álbuns mais criativos e diversificados do cantor, onde se pode notar uma grande influência de estilos como jazz, soul, blues e funk norte-americano, aliados ao estilo inconfundível de suas composições.

1949-1973: O início
Djavan é filho de uma mãe negra chamada Virginia e de um pai branco que trabalhava como ambulante. Sua mãe, lavadeira, entoava canções de Ângela Maria, Dalva de Oliveira e Orlando Silva. Djavan por pouco não se tornou um jogador de futebol.
1975-1976: “Fato Consumado”, o abre-alas
Em três anos, nas horas vagas do microfone, compõe mais de 60 músicas, de variados gêneros; com uma delas, “Fato Consumado”, tira segundo lugar no Festival Abertura de 1975, idealizado pela Rede Globo, e chega ao estúdio da Som Livre.
1977-1979: “Cara de Índio”
Depois de algum tempo fez shows solo durante três meses para a boate 706, e posteriormente sairia da Som Livre integrando-se à Odeon. Djavan grava seu segundo disco, de título Djavan, lançado em 1978, que posteriormente receberia o subtítulo de “Cara de Índio” (nome da primeira faixa do álbum).
1980: “Meu Bem Querer”
Dois anos depois, em 1980, Djavan lança o álbum Alumbramento e mostra que, além de completo, dialoga bem com seus pares. O disco inaugura parcerias com Aldir Blanc, Cacaso (em “Triste Baía de Guanabara”) e Chico Buarque (em ” A Rosa “), agora definitivamente colegas de primeiro time da MPB.
1981: Seduzir
Em 1981 e 1982, Djavan leva o prêmio de melhor compositor pela Associação Paulista dos Críticos de Arte. O ciclo vitorioso de lançamentos pela EMI-Odeon encerra-se em 1981, com o álbum Seduzir. Um disco de afirmação, como o próprio Djavan escreveria em seu encarte: ” O pouco que aprendi está aqui. Pleno. Dos pés à cabeça”.
1982-1983: Luz e o reconhecimento internacional
Em 1982, “Flor de Lis”, hit instantâneo do disco inaugural, tornou-se o primeiro sucesso de Djavan no disputado mercado norte-americano, na voz da diva Carmen McRae, com o título de “Upside Down”.
1984-1990: Lilás, Meu Lado, Não é Azul, Mas é Mar e Oceano
Em 1984, em Los Angeles, Djavan grava ainda um segundo disco Lilás, com a faixa título de mesmo nome, que foi executada mais de 1300 vezes nas rádios brasileiras em seu dia de estreia. O álbum ainda produz outro grande sucesso para as rádios: ” Esquinas “.
O boato sobre a história da música Flor de Lis
Na internet, é possível encontrar em blogs e redes sociais vários posts que contam que “a história da música Flor de Lis é linda. Djavan escreveu para a esposa Maria e a filha Margarida que morreram no parto”.
Saiba mais sobre o Djavan
Agora que você conferiu a verdadeira história da música Flor de Lis, aproveita e vem ler a biografia de Djavan e saber mais sobre um dos maiores nomes da MPB!

Primeiros Passos Na Música
Mudança para O Rio de Janeiro
Regravações E A Chegada Definitiva Do Sucesso
Carreira Internacional
Fase Independente
-
O disco Novena(1994) foi totalmente composto, produzido e arranjado por Djavan com sua própria banda. Os trabalhos dessa fase, na década de 90, tem influências fortes do jazz, soul, blues e funknorte-americano, com estilo mais dançante e animado. Dez anos depois, em 2004, além de cantor e compositor, Djavan se tornou seu próprio empresário. Ele fun…
Vesúvio
Mais Posts Pra Você conferir
Descrição geral
Biografia
Djavan é filho de uma mãe negra chamada Virginia e de um pai branco que trabalhava como ambulante. Sua mãe, lavadeira, entoava canções de Angela Maria, Dalva de Oliveira e Orlando Silva. Djavan por pouco não se tornou um jogador de futebol. Entre os 11 e 12 anos, dividia seu tempo e sua paixão entre o jogo de bola nas várzeas de Maceió e o equipamento de som quadrafônico d…