Quando o reu gozara do beneficio da açao moritoria


Quais são as possíveis posturas do réu quando citado em ação monitória?

Após a citação do réu e sua intimação para pagar ou entregar coisa certa por meio do mandado, ele poderá adotar as seguintes posturas: a) cumprir o mandado voluntariamente; b) permanecer inerte; c) opor embargos.


Qual o prazo que o réu tem para responder a uma ação monitória?

15 dias úteisDentro da ação monitória, aplica-se o prazo de 15 dias úteis, conforme o artigo 701 do Novo CPC, para que o devedor entre com embargos monitórios contra mandado monitório, que é emitido pelo juiz após a constatação da veracidade da prova escrita entregue pelo autor, assim citando o réu.


Qual é o meio de defesa do réu na ação monitória?

Ao contrário do que pode-se pensar, como já mencionado, a defesa do réu no caso da ação monitória é promovido mediante embargos e não por contestação, tendo o prazo de 15 (quinze) dias para interposição, consoante o art. 1.102b do Código de Processo Civil.


O que acontece com quando se tem revelia na ação monitória?

2.2 As consequências da revelia Se ficar revel, ocorre a formação de título executivo – o autor sagra-se vencedor, mas é interessante notar que cabe ação rescisória.


Qual a consequência para o réu no caso de inércia de sua parte na ação monitória segundo o preceito legal?

A inércia do réu acarreta, de pleno direito, a conversão do mandado inicial (rectius: mandado monitório) em título executivo judicial, vedado ao juiz qualquer pronunciamento sobre a pertinência da pretensão deduzida pelo autor.


Qual o prazo da ação monitória?

cinco anosÉ de cinco anos prazo para ação monitória em caso de cheque ou promissória sem força executiva. O prazo para ajuizamento de ação monitória contra emitente de nota promissória ou cheque, quando perderam a força executiva, é de cinco anos.


O que é embargos parciais a ação monitória?

Os Embargos Parciais à Ação Monitória permitem seguimento da execução no processo da Ação Monitória em relação à parte incontroversa. com penhora, depósito ou caução (art. 919, §1º). Encaminho para votação.


Como poderá o réu impugnar o pedido do autor na ação monitória?

(1) Também em 15 dias, o réu poderá opor embargos à ação monitória, independentemente de segurança do juízo. O objeto dos embargos, contudo, deve observar as matérias passíveis de defesa no procedimento comum. Ou seja, o conteúdo de uma contestação.


Como é o processamento dos embargos à ação monitória?

A simples oposição dos embargos monitórios, segundo dispõe a legislação de regência, suspende a eficácia da decisão que determina a expedição do mandado monitório, até o seu julgamento pelo juiz de primeiro grau, ou seja, a oposição dos embargos obsta a conversão automática do mandado monitório em título executivo …


Geovano Prudencio Flor

Advogado, administrador de empresas, design instrucional, consultor empresarial e professor de cursos EAD. Possui MBA em Planejamento e Gestão Estratégica. Tem formação em Governança Corporativa, Contract Management, Costumer Centricity e Gestão da Qualidade.


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Leave a Comment