Quais são as diferenças entre os artesanais e o artesanal?
Os artesanais são similares a eles por prezarem pela qualidade dos ingredientes e por não serem produzidos com o auxílio de grandes máquinas. Contudo, são diferentes por remeterem a um maior prestígio e à características regionais e culturais.
O que é artesanato e para que serve?
O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Normalmente, os artesanatos são fabricados por famílias, dentro de sua própria casa ou em uma pequena oficina.
Por que vale a pena ser artesanal?
Afinal, vale a pena ser artesanal? Os produtos artesanais definitivamente constituem um segmento muito rentável do mercado de alimentos que passa por um processo de crescimento. Contudo, existe uma grande quantidade de normas alimentares e dificuldades na expansão da produção.
Qual a origem do artesanato?
A história do artesanato tem início no mundo com a própria história do homem, pois a necessidade de se produzir bens de utilidades e uso rotineiro, e até mesmo adornos, expressou a capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho.
Caseiro, Artesanal ou Industrial?
Produtos caseiros são aqueles confeccionados em casa, sem aparelhos sofisticados e em pequena escala. Os artesanais são similares a eles por prezarem pela qualidade dos ingredientes e por não serem produzidos com o auxílio de grandes máquinas. Contudo, são diferentes por remeterem a um maior prestígio e à características regionais e culturais.
Quando o caseiro passa a ser artesanal e quando o produto é industrial?
Ainda não há na legislação brasileira uma definição clara do que é ser artesanal, com algumas exceções. Em São Paulo, a Portaria do Centro de Vigilância Sanitária CVS nº 5/2005 define como alimento artesanal aquele produzido com características tradicionais, culturais ou regionais.
Normas de segurança alimentar
Seja a produção caseira, artesanal ou industrial, os alimentos estão sujeitos às mesmas normas sanitárias. O Decreto-Lei nº 986/1969 prevê que as instalações e os estabelecimentos alimentícios devem ser licenciados pela autoridade sanitária competente mediante expedição do alvará sanitário.
Afinal, vale a pena ser artesanal?
Os produtos artesanais definitivamente constituem um segmento muito rentável do mercado de alimentos que passa por um processo de crescimento. Contudo, existe uma grande quantidade de normas alimentares e dificuldades na expansão da produção. Por isso, deve-se estudar bastante e garantir que tudo esteja conforme previsto pela legislação.
Quantas cervejarias existem no Brasil? Quanto elas produzem?
O país contava com 889 cervejarias e 16.968 marcas de cervejas registradas em 2018, de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Agricultura, órgão que regula o setor.
Quanto produzia a cervejaria Backer?
Considerada a maior cervejaria artesanal do país, a Backer viu sua produção mensal saltar de cerca de 500 mil litros, em 2018, para aproximadamente 800 mil nos últimos meses. As empresas que fabricam volumes maiores que esses têm produção na casa dos milhões de litros por mês.
Cervejas artesanais seguem regras diferentes de produção?
Não, segundo Mariana Boynard. “As cervejas especiais seguem as mesmas regras de produção das comuns, e as exigências de maquinário para suas fábricas são as iguais àquelas seguidas pelas grandes cervejarias”, disse.
O que as cervejas artesanais têm em comum?
Na falta de uma definição clara, algumas características aproximam as cervejas artesanais brasileiras. O cuidado acima da média com matéria-prima, entrega e apresentação é uma delas.
Quais os principais tipos de cerveja artesanal no Brasil?
“Como o brasileiro está habituado a bebidas mais adocicadas, as cervejas artesanais com menor nível de amargor fazem mais sucesso”, disse Renha. Entre elas, estão as receitas do tipo Pilsen.
Cerveja pode deixar de ser artesanal?
Com a febre das cervejas artesanais, o mercado brasileiro viu algumas situações do tipo nos últimos anos. A compra da cervejaria Wals e da Colorado pela Ambev, em 2015, e da Brassaria Ampolis pelo Grupo Petrópolis, em 2017, são alguns exemplos.
Descrição geral
Artesanato é o próprio trabalho manual, utilizando-se de matéria-prima natural, ou produção de um artesão (de artesão + ato). Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes a chamada cultura popular.
O artesanato é tradicionalmente a produção na qual o produtor possui os mei…
História
A história do artesanato tem início no mundo com a própria história do homem, pois a necessidade de se produzir bens de utilidades e uso rotineiro, e até mesmo adornos, expressou a capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho.
A partir do século XIX, o artesanato ficou concentrado então em espaços con…
Artesanato no Brasil
O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de muitas famílias e comunidades. O artesanato faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região. Os índios são os mais antigos artesãos. Eles utilizavam a arte da pintura, usando pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica, sem esquecer a arte plumária como os coca…
Artesanato sustentável
O artesanato sustentável é uma modalidade que une o artesanato com a sustentabilidade ambiental. Trata-se da utilização da reciclagem na produção de objetos artesanais.
Atualmente muitos vêm falando sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Estudiosos e pesquisadores buscam maneiras de preservar a natur…
Ver também
• Artes mecânicas
Ligações externas
• Em Nome do Autor. Enciclopédia Online de Arte Popular Brasileira. Proposta Editorial
• Federação Portuguesa de Artes e Ofícios
• Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
• 4º Salão Internacional de Artesanato